Foto de uma fita métrica enrolada. O frasco está aberto e tem algumas cápsulas de remédio espalhadas.

Escutando a anorexia e a bulimia

Bulimia, anorexia, transtornos alimentares fazem sofrer adolescentes e suas famílias. Uma coleção de livros dedicada a tratar deste problema tão comum

Por Eliana Sá*

A Clínica Cybelle Weinberg – de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN), com sede em São Paulo, é um grupo que desenvolve, desde 2000, um projeto de atendimento em psicanálise dos transtornos alimentares, além de uma instituição de pesquisa. 

Atendendo a um dos seus objetivos iniciais, que é o do estudo sistemático dos transtornos alimentares e a divulgação de conhecimentos, a CEPPAN tem publicado inúmeros artigos em sites e revistas especializadas, além de livros escritos por profissionais de renomados especialistas do tema.

A partir destas questões os pesquisadores percorreram uma bibliografia predominantemente descritiva e fenomenológica e pouco encontraram acerca de uma literatura que os amparasse em um referencial psicanalítico. Iniciaram primeiramente um grupo de estudos sobre o tema, que se transformou num grupo de pesquisa e atendimento. 

Devido ao seu crescimento, no entanto, desde o ano de 2004  tornaram-se um grupo independente, mantendo os mesmos propósitos iniciais de buscar um referencial teórico-clínico que alicerce a prática da Psicanálise nos transtornos alimentares.

A psicanalista Cybelle Weinberg, falecida em 2019, foi a criadora dessa coleção de livros, publicados em coedição dos autores com a Sá Editora. Cada livro, nascido de teses defendidas por psicanalistas, trazem informações atuais para aqueles que atendem pacientes que sofrem com bulimia e anorexia.

Já são quatro volumes que estão no mercado em edições impressas e digital: Faces do martírio, por Cybelle Weinberg,  A quem pertence essa história? por Christiane Baldin Adami Laund, Atendimento de pacientes com transtornos alimentares, por Gabriella Malzyner e  Muito corpo, poucas palavras por Marina Fibbe De Cicco, que está sendo lançado neste mês de setembro.

*Eliana Sá é fundadora e editora da Sá Editora.

Confira também.